domingo, 24 de março de 2013

O que as pessoas esperam da cirurgia?!! (desabafo)

Hello Catitas...



   Hoje passeando pelo meu grupo do facebook "Coisas de Meninas (Gastroplastia/Redução de estômago)", surgiu uma pauta que há muito me espanta, por isso hoje resolvi vir aqui desabafar sobre ela.
   O que as pessoas esperam da cirurgia?!!

    Ao meu ver, parece mesmo que boa parte das pessoas que vão fazer a cirurgia, ainda acreditam que vão operar um "milagre na sua vida", gente, pelo amor de Deus, vão se informar e pesquisar sobre o assunto bem direitinho porque não é nada disso!

    A cirurgia significa uma mudança radical no seu estilo de vida. E devemos e vamos mudar tudo que fazemos hoje: alimentação, atividade física, quantidades serão excluídas e qualidades serão inclusas, então SIM haverá MESMO uma puta mudança na sua vida após a cirurgia! E isso significa sim, que talvez, você nunca mais poderá comer certos alimentos que hoje você devora, como: pizzas, carne de porco, doces, massas, carnes vermelhas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e até arroz, podem ser banidos de vez do seu cardápio! E se você não está preparado para essas possíveis mudanças em sua vida, é melhor procurar outro meio, pois com a cirurgia TUDO muda, e não existe milagre algum!

    O que todos deveriam levar em conta, é que a cirurgia, só vai significar 20% da sua mudança de vida, que os outros 80% só dependerão de você, de você e de você mesma!!! Eu vejo muita gente fazendo perguntas nos grupos que eu participo no face, que me parecem no mínimo absurdas, do tipo: "Com quanto tempo vou poder beber refrigerantes?", "Com quanto tempo vou poder comer pizza?", "Com quanto tempo vou poder comer pipoca?", "Com quanto tempo vou poder tomar cerveja?"...

   OI?!!! Primeiro, que cada pessoa é uma pessoas e cada organismo reage de um jeito após a cirurgia! E só você, após a cirurgia, no processo de redescobrir seu corpo, vai saber o que você vai poder e o que não vai poder após o processo! A cirurgia é pra te ajudar no processo de mudança de hábitos, então, logo, se, você não mudar de hábitos, do que vai adiantar a porra da cirurgia, cacete???

   Gente, pelo amor de Deus, parem de se iludir e comecem suas mudanças, por aqui: PAREM DE PROCURAR O CAMINHO MAIS FÁCIL!!! PAREM DE ARRUMAR DESCULPAS PRA SI MESMO E PAREM DE DE AUTO-SABOTAREM!!! Sim! Na minha opinião esse é o segredo para se obter sucesso, tanto após a cirurgia, quanto em tudo o que você se dedicar a fazer na vida!

   A cirurgia, ao contrário do que muitos pensam, não é, nunca foi e nunca será o caminho mais fácil para a mudança de vida! Porque a cirurgia, só muda seu corpo, e, se, sua cabeça não for trabalhada para essa mudança, de nada vai adiantar a cirurgia!!! Porque esse lance de achar que a cirurgia vai operar um milagre e que você só terá que fazer a cirurgia e ponto, "tudo resolvido" é o mesmo que acreditar em contos de fadas!!!

   A cirurgia é um processo sério, com riscos e muito invasivo! Se você realmente acredita que depois da cirurgia, você não vai mais engordar, só vai emagrecer, que você vai poder comer do mesmo jeito que come hoje, porque seu estômago estará reduzido e será impossível você engordar de novo, PÁRA TUDO e pede pra sair! Pois você vai sim engordar tudo de novo! Eu conheço pelo menos três, que além de engordarem de novo, se tornaram dependentes de outras coisas além da comida, como o álcool, por exemplo e se transformaram em trapos humanos que andam por aí se arrastando pela vida, se lamentando e se fazendo de vítimas! Porra!! Vítima de que??? Só se for delas mesmas, né?!! Com tanta gente realmente querendo fazer a cirurgia e mudar seu estilo de vida, que não tem condições de fazer, ou estão na imensa fila de espera do SUS, e e vocês, tendo a oportunidade, jogam pela janela?!! Poxa, deem a vez a quem realmente quer mudar de vida!!! Porque é uma baita sacanagem tomar a vez de quem realmente quer, pra se auto-sabotarem e jogarem tudo no lixo!

     Vejo muita gente também fazendo outros tipos de perguntas idiotas e absurdas do tipo: "ai, eu não vou fazer acompanhamento psicológico não, vocês acham que realmente precisa? Eu acho que não!", "Ai, eu não vou fazer a dieta que a nutricionista passou no pré não, porque não consigo, acho que não precisa, depois da cirurgia eu começo, o que vocês acham?!!"... HELLO!!! Vocês acham mesmo que se não fosse preciso o acompanhamento da psicóloga antes, durante depois do processo, ele seria recomendado?!! Vocês acham mesmo que se não conseguirem ou pelos menos fizerem o máximo possível para conseguir seguir as recomendações da nutricionista no pré operatório, vocês vão mesmo começar de boa e vão conseguir fazer tudo certinho no pós cirúrgico?!! 

     Na minha opinião, o acompanhamento da psicóloga e da nutri são os principais do processo, porque a psicóloga vai ajudar você a mudar seus hábitos compulsivos e preparar sua cabeça para a mudança do corpo e o mais importante, te ajudando a manter seu corpo como você deseja, sem o risco de engordar de novo. 
    E a nutri, vai te ensinar a comer! Sim, porque você NÃO sabe comer, se soubesse não seria obesa! E o pré operatório é o mais importante, pois é nele que você vai se preparar lidar bem com seu novo corpo e para se adaptar ao seu novo estilo de vida! Então meu bem, por favor, siga TUDO que lhe for recomendado pelos médicos, pois eles são os profissionais e eles sabem o que é o melhor pra você! 

    Pára de viver no seu fantástico mundinho fantasioso e vá estudar sobre o assunto, e se, você perceber que não quer fazer mudanças tão radicais para o resto da sua vida, como: fazer reeducação alimentar, fazer exercícios periodicamente, tomar vitaminas para o resto da vida, não conseguir consumir nunca mais alimentos que hoje você adora, não beber mais litrões e mais litrões de cerveja para o resto da vida, passar o resto da vida na condição de ex-obeso, tendo que passar o resto da vida se policiando para não voltar a ser obeso (porque você nunca será magro, e sim eternamente ex-obeso), por favor, faça a gentileza de não fazer a cirurgia, para o seu bem e para o bem daquele que está na fila atrás de você realmente precisando e querendo uma mudança de vida! Ok?!! 

PS* Ainda não sei o que decidirei para mim, exatamente por tudo isso que descrevi acima. Tudo que disse, é exatamente a minha opinião sobre a cirurgia sem tirar nem pôr. Por isso, tenho muito o que ponderar e pensar. O fato de eu não ser o perada ou de nunca vir a ser uma, não significa que eu não possa dar minha opinião, em meu blog pessoal sobre o assunto. até porque, eu estou envolvida até o pescoço nesse meio! Então, assim que eu decidir, será baseado nessas opiniões e nessa noção que eu já tenho do que representa essa cirurgia em nossa vida.
  Por hora é só!
Bejinhus meus...




5 comentários:

  1. Uma pena eu não poder bater palma pra você...
    Acabei de virar sua fã, concordo plenamente com absolutamente tudo o que você escreveu aqui.

    Meus parabéns meu anjo, continue com esta postura que você vai longe...

    estou passando por isso também se puder me acompanhe: abuscapelosonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda! Seja sempre muito bem vinda, viu? Seguindo seu bloggggggggg!!rs. Bejinhus meus...

      Excluir
  2. Amiga fazer trocas para obter resultados magníficos é sempre muito bom, mais é difícil se manter na reeducação alimentar para o resto da vida, as vezes as pessoas pensam que é só no momento do emagrecimento e não é bem assim que funciona, sou operada a 2 anos e 9 meses e sei bem como é dificil manter uma alimentação saudável, mais desejo a todos q façam a sua escolha correta....te desejo tudo de bom...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Imagino que cada etapa, deva ser muito árdua! Mas temos que nos preparar psicologicamente para conseguir construir essa nova vida, tijolo por tijolo, um dia de cada vez! Aprender a comer mais devagar, em menores porções, sem se privar das coisas boas da gastronomia, mas com responsabilidade e prestando muita atenção a cada reação do novo corpo, ao receber nossos antigos, deliciosos e viciantes alimentos mega calóricos!!!rsrs... Tudo de bom para nós! Bejinhus meus...

      Excluir
  3. Concodo! Todo mundo quer uma pocao magica... que nao existe! A cirurgia eh so um "empurraozinho" na direcao que voce quer. Mas ad mudancas de habito sao indispensaveis. Se o sujeito nao esta disposto a mudar de habitos, vc ta certa, eh melhor nem fazer a cirurgia.
    O estomago fica pequenino e so pode armazenar um pouquinho de comida... e precisamos de nutrientes, legumes, verduras, frutas, proteina... nao sobra espaco pra mais nada. Tudo o que eh dispensavel fica de fora, senao o cara fica anemico.
    E nao eh "nunca mais". Tipo, sei la, uma vez por mes comer uma fatia de pizza e tomar uma cerveja nao vai estragar tudo... mas eh so muito de vez em quando MESMO. No resto do tempo, eh brocole, couve-flor, couve, cenoura e outras comidas maravilhosas que Deus pos no mundo para nos nutrir. Por isso eu acho legal o processo pre-cirurgico ser vem longo, pra dar tempo do cara se acostumar as mudancas alimentares. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Comentem Catitas! Adoro saber o que vocês estão achando das postagens! Um beijo!