terça-feira, 26 de março de 2013

Primeira consulta com a psicóloga!

Hello Catitas...

   Desde sempre, soube que sou o tipo de pessoa que precisa de acompanhamento psicológico, não só no processo de emagrecimento, mas de um modo geral., por conta da minha história de vida. Agora, que resolvi deixar de ser obesa mórbida, resolvi fazer isso de um jeito que eu nunca fiz. Resolvi fazer tudo como se deve ser feito. Quando procurei o endócrino ele me disse que sou uma candidata à cirurgia bariátrica (redução de estômago) e me indicou a ala bariátrica do hospital, para que eu buscasse como início de tratamento, pois seria o ideal para o meu caso atual. E foi o que fiz. Desde que me decidi a emagrecer, procurei os médicos da ala bariátrica e farei meus tratamentos com eles. Aí, lá na frente, eu decido se vou ou não optar pela cirurgia.


      Bom, hoje minha tão esperada consulta com a psicóloga chegou! Eu estava um pouco apreensiva, por nunca ter tido uma experiência como essa antes (já fui a um psiquiatra "especialista" mas a experiência não foi muito agradável) mas, agora que passou, saí daquela sala me sentindo ótima e com os ânimos renovados!!!
      A médica é excelente e me deixou muito a vontade, doutora Moema me fez me sentir como se estivesse papeando com uma velha amiga e não em uma consulta (o que fez toda a diferença)! Ela é muito gente boa e fala a minha língua, então, não podia ter sido melhor!!!  Ela me disse que trabalha na área bariátrica e, na minha opinião, faz isso muito bem!!! Parabéns Moema, você é muito boa no que faz, viu?! Bjus!!!rs.
      Na consulta ela me fez muitas perguntas sobre minha vida, perguntou sobre o meu passado, meu presente e sobre o que eu espero do futuro... Fiquei muito orgulhosa de mim, por ter conseguido me abrir (acho que me abri até demais, rs) e me senti muito aliviada por ter conseguido! Não sei se isso vai me prejudicar ou não na minha liberação psicológica para minha possível cirurgia, mas achei mais seguro não esconder nada e dar a cara a tapa!!! Saí de lá me sentindo com energias renovadas e com um novo ânimo para fazer o que tem de ser feito!
    Não sei ainda qual será a avaliação da doutora, mas sei que fiz minha parte direitinho e isso me deixou bastante satisfeita comigo mesma. Falar dos meus sentimentos nunca foi uma tarefa das mais fáceis para mim, porque tenho uma história de vida meio punk da qual muitas coisas eu não tenho o menor orgulho de falar. Se eu soubesse que me abrir assim, para um "estranho" me faria tão bem, não teria fugido por tanto tempo em buscar uma ajuda desse tipo, coisa que eu sempre soube que precisava!
    Eu sei que os psicólogos estão ali para fazerem o trabalho deles, e não sei que tipo de envolvimento eles tem com cada paciente e nem sei se eles fazem ideia do quanto podem modificar a visão de mundo e de si mesmas das pessoas que sentam ali durante aqueles preciosos minutos para falarem sobre seus conflitos internos e sobre as coisas da sua vida... mas eu sei que isso me fez bem demais e jamais esquecerei a sensação de liberdade que senti ao sair daquela sala após nossa longa conversa! Eu sei que a psicologia e a psiquiatria são especialidades médicas ainda vistas com um certo preconceito e um tantinho de ignorância por muita gente, mas é uma profissão magnífica, que faz toda diferença na vida de quem se valia de sua ajuda e tratamento. Meus orgulhosos e sinceros parabéns a todos os profissionais dessa área!!!
    No final da consulta, além de sair coma sensação de dever cumprido, saí também com um encaminhamento para a psiquiatria e um encaminhamento para um preparador físico. Doutora Moema disse, que procurar esses profissionais é opcional, mas que ela gostaria que eu optasse por consultá-los. E, é o que eu farei!
   Não faço ideia da média de tempo que eu levarei para conseguir o laudo me liberando para minha possível cirurgia de redução de estômago, da doutora Moema, mas sei que ainda terei terapia de grupo e isso me deixou bem feliz, pois não vejo a hora de fazer amigos reais aqui em Brasília (não desprezando vocês, minhas amigas virtuais!rs), pois acabei perdendo a reunião de palestras do outro grupo esse mês, o que lamentei profundamente! Ainda não tem data marcada para a reunião do grupo de psicologia (que a doutora me disse que se chama "pé na jaca", rs), mas espero sinceramente que não demore, pois só pelo nome e pela doutora, acredito que deva ser bem divertido participar!rs. Não tenho absoluta certeza ainda se a cirurgia será a melhor opção para mim, mas estou avaliando o caso com muita atenção e estudando muito sobre o assunto. Já estou no grupo da bariátrica e verei como as coisas irão decorrer daqui para a frente. Se for mesmo necessário, FAREI SIM a cirurgia sem nem pestanejar. E estou pronta para seguir o passo a passo para mudar de vida, com ou sem a cirurgia!
   Outra coisa que fiz no HFA hoje, foi buscar o resultado da minha radiografia pulmonar. Não sou nenhuma especialista, mas pelo que entendi, tá tudo certinho!rs.

Por hora é só!
Bejinhus meus...




6 comentários:

  1. eu gosto muito de fazer terapia a gente sai leve parece que retiramos um peso grande dos ombros e o melhor ainda estamos sendo tratados se vc puder vai mais vezes nem que seja em outro pq é muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom mesmo! Seja muito bem vinda e volte sempre! Bjus.

      Excluir
  2. Oi Angelica que bom que vc gostou da sua psicóloga, isso é mto importante para nós, que teremos q passar algumas fases com eles.
    Tbem tive sorte com a minha, pois numa outro tentativa de passar por psicologa já não tive a msm sorte e só fui 2x, não gostei do jeito da psico q só olhava pro relogio pra monitorar o tempo. Afff nem voltei mais.
    Boa Sorte!!! bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ela foi o contrário Lis, ela excedeu e muuuuuuuuito o nosso tempo! Quando deu o tempo do término da consulta, ela me disse que não tinha nenhum paciente depois, e que, se eu não tivesse nenhum compromisso e quisesse, nós poderíamos terminar o questionário todo naquela consulta. Eu claro aceitei!rs. Passamos duas horas batendo papo! Foi muito bom pra mim!
      Obrigada por me acompanhar e sempre participar do meu blog, isso é importante demais pra mim, viu?!rs.
      Bejinhus!!!

      Excluir
  3. Ah que legal fico muito feliz por você, e ela vai liberar sim não teria pq não é!?
    É isso ai passo a passo chegamos lá.
    Boa Sorte.

    bjuuu...

    ResponderExcluir
  4. Nem tanto Mayra,rs... sou meio lokinha e meu psico é ruim a beça... mas vamos que vamos...rs. Bjus

    ResponderExcluir

Comentem Catitas! Adoro saber o que vocês estão achando das postagens! Um beijo!