quinta-feira, 13 de junho de 2013

Oitava sessão de terapia em grupo + Registro Alimentar Diário! (1)

Hello Catitas...


   Ontem foi minha oitava sessão, e foi muito proveitosa! Feito meu trabalho de casa especial, estou conseguindo pôr em prática o que eu tenho aprendido lá, sobre auto-observação e isso já tem refletido de maneira positiva na minha evolução contra a balança! Essa semana, pela primeira vez em mais de um ano, tive coragem de ficar nua e me encarar, com carinho, em um espelho de corpo inteiro. E sinceramente, fiquei muito orgulhosa do que vi! Dá SIM para perceber que eu estou perdendo peso (tudo caído ainda mais, mas isso, na perda de peso é um bom sinal! Sinal de que as "pelanquinhas" estão sendo esvaziadas, né!rs), eu é que tinha medo de me olhar! E isso me deu um gás a mais para seguir firme e forte na minha RA e nas minhas AF (que confesso, as AF estavam meio negligenciadas nos últimos tempos). Na pesagem dessa semana, eliminei mais 1.500g do meu corpo, feliz demais!!!rs.

    Ontem nos foi "gentilmente" oferecido, a tão temida tabela de registro alimentar! O que é isso? Bom, é uma tabela onde você tem que anotar TUDO que você comeu durante o dia, o tempo que levou comendo, se fez ou não atividade física, quanto tempo durou... enfim! Uma maneira bem "sutil" de você se dar conta das merdas que fizer, contra você mesmo!rs.
 


     Vou reproduzir a tabela aqui, e conforme eu for fazendo as refeições, eu venho aqui para ir atualizando ela para vocês. Assim, ficará mais fácil de entender como funciona (e eu terei salvo as minhas informações aqui).

Nome: Angelica                   Dia da Semana: Quinta-feira    Data: 13/06/2013.          
HoraAlimento/QuantidadeDuraçãoFome
Antes
Situação SocialSentimento antesSentimento
Depois
Fazia alguma
Coisa
enquanto
Comia?
8:004 torradas light integral + pouco requeijão light + 1 copo 300 ml de suco de laranja natural.10  minutos0-1-2-3Em casa. Sozinha.Tranquila.Satisfeita.Pensava em mastigar o máximo possível.
11:001 maçã pequena + 1 pedaço pequeno de queijo minas frescal light.5 minutos0-1-2-3Em casa. Sozinha.Tranquila.Satisfeita.Sentada na frente do PC.
13:202 conchas de canja de galinha (feita com: arroz branco, peito do frango sem pele, cenoura e tempero frescos) + 1 laranja pera.10 minutos0-1-2-3Em casa. sozinha.Tranquila.Satisfeita.
Sono!
Nada.
16:404 Torradas light integral + pouco requeijão light + 1 banana prata.10 minutos0-1-2-3Em casa. Sozinha.Tranquila.Satisfeita.Nada.
20:501 Sanduíche (2 fatias de pão integral + pouco requeijão Light + Alface+ tomate + 1 fatia fina de queijo Minas frescal light + 1 filé pequeno de frango grelhado).5 minutos.0-1-2-3Em casa. Sozinha.Tranquila.Satisfeita.Nada.
22:001 Banana Prata.30 segundos0-1-2-3Em casa. Sozinha.Animada.Muito satisfeita.Assistia TV.








Fez Atividade Física? (  ) NÃO  (X) SIM Qual? Ginástica na praça.    Duração: 45 minutos.  

Observações: Tive um dia muito tranquilo e fiquei bem satisfeita com o resultado final. Fiz as AF à noite. Fui sozinha e me senti ótima!



         Bom, a forma de preencher cada lacuna é:

  • Hora: A hora em que você comeu. (marcar mesmo que tenha beliscado algo).
  • Alimentos/Quantidade: Descrição de quantidade e variedade de alimentos de que você ingeriu, detalhadamente (ex: pão branco ou integral, carne de frango ou peixe...).
  • Duração: Quanto tempo você demorou comendo. (ex: 1min, 1 h, 10 min...)
  • Fome Antes: Tem que marcar o número que representa sua fome: 0 = Nenhuma fome, 1= Pouca fome, 2= Fome, 3= Muita fome
  • Situação Social: Descrever em que situação você estava. (ex: se estava em casa, na rua ou em um evento. Se estava sozinha, com amigos ou família...).
  • Sentimentos Antes: Descrever o como você estava se sentindo. (ex: chateada, ansiosa, feliz, triste, tranquila...).
  • Sentimentos Depois: Descrever como você se sente após ter comido. (ex: satisfeita, arrependida, feliz, culpada...).
  • Fazia alguma coisa enquanto comia?: Descrever o que você estava fazendo ao comer. (ex: vendo TV, lendo, na frente do PC...)
  • Fez atividade física?: Marcar uma das opções, SIM ou NÃO.
  • Qual?: Descrever que tipo de exercícios você fez (ex: caminhada, luta, aeróbico, natação...).
  • Duração: Descrever a duração do exercício (ex: 10 min, 1 h...).
  • Observações: Anotar qualquer coisa que você ache relevante (ex: se você fez jejum para algum exame, se você teve um dia corrido...).
      O ideal é que a tabela nos acompanhe aonde formos. Pois se deixarmos para anotar no fim do dia por exemplo, provavelmente, iremos esquecer de algo que comemos, como, um belisco qualquer! TUDO que comermos ou bebermos (com a exceção da água), até uma balinha deve ser descrita!

      Bom, eu comecei a preencher a minha tabela hoje e terei que entregá-la todas às quartas, para as psicólogas, até o final das sessões. 
       Elas ainda não explicaram o "porque" da importância dessa tabela, porque o horário estourou e não deu tempo. Mas na próxima sessão isso será explicado e eu venho trazer para vocês. Com certeza nos ajudará a  fazer a auto-observação e chegar ao tão sonhado autocontrole! Vamos que vamos!

Por hora é só.
Bejinhus meus...


2 comentários:

  1. Gostei dessa tabela, sucesso!!! bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Rosi! É ótimo para a gente ter o controle da alimentação. Vale a pena fazer! Bjus.

      Excluir

Comentem Catitas! Adoro saber o que vocês estão achando das postagens! Um beijo!