quinta-feira, 28 de março de 2013

Saindo do meu primeiro "pé na jaca" (desabafo)


Hello Catitas...



    Bom, eu demorei um pouco para vir me abrir sobre isso aqui (tava com vergonha), mas acho que devo fazê-lo, pois senão eu não estaria seguindo o meu propósito inicial que é de postar TUDO que eu passei, estou passando e vou passar no processo de emagrecimento! 
   Bom, eu comecei minha RA (reeducação alimentar) no dia 14 de março, um dia depois da minha consulta com a Nutri, onde ela passou a dieta. Eu fui muito bem na primeira semana, seguindo tudo muito direitinho e, empolgada! Mas no último fim de semana, para ser mais exata no domingo a noite, eu cometi minha primeira enfiada de "pé na jaca" (comi 4 pedaços de pizza de mussarela com muito refrigerante) e comecei a ter um pouco mais de dificuldade a partir daí, para seguir a risca a dieta (recomecei o nosso velho e conhecido processo de auto-sabotagem) e essa semana eu segui mais ou menos a RA (mais pra menos, eu confesso) e comecei a me sentir mal comigo mesma e a desanimar (comer salada não é ruim, mas preparar é um saco!!! Lavar folhinhas, descascar, cortar, cozinhar legumes e verduras é chato demais!!!). 
    Os exercícios que postei aqui nos posts anteriores sobre "ginastica em casa", eu só fiz 3 vezes e parei e, eu estava muito frustada e decepcionada comigo mesma, me vendo naquela velha situação que passo desde comecei a querer emagrecer há uns anos atrás e chegando a seguinte constatação: "sou uma fracassada"!
     Mas...rs. Depois dessa minha primeira consulta com a minha psicóloga do grupo, ela me disse coisas me fizeram parar para reavaliar minhas condições, e minhas realidades!

     Eu sou e sempre fui muito exigente comigo , perfeccionista e muito auto-crítica e estipulava padrões muito altos para mim mesma que nunca consegui alcançar... resultado: Frustrações, abandono de projetos pela metade e auto-tortura psicológica por ter fracassado! Depois que saí daquela consulta, como já mencionei no post anterior, eu me senti muito bem, leve e com energias renovadas e pronta para refletir sobre tudo que ouvi lá! Uma das coisas que ouvi e que me fez refletir muito, foi o fato dela enfatizar que todo mundo uma hora outra, vai sim enfiar o "pé na jaca", mas ao contrario do que a maioria faz, nós do grupo deveríamos nos policiar e quando isso acontecesse, ao invés de largar tudo pra lá como fazíamos antes, deveríamos simplesmente retirar o "pé da jaca", limpá-lo e recomeçar a RA de onde paramos! Simples assim! Isso na hora não me caiu muito bem e levei um certo tempo para digerir e, nesses dois últimos dias, pensei bastante e cheguei a conclusão, que negar que eu estava sim enfiando o corpo todo na jaca e não só o pé, era auto-sabotagem e ridículo! Pois o primeiro passo para que você possa corrigir um erro, é assumindo que cometeu o erro! E hoje, sim, hoje, rs. (meio tarde, mas antes tarde do que nunca) eu resolvi assumir meus erros e tirar o "pé da jaca"! Recomeçando do zero a minha RA, sem mais desculpas! E sem me cobrar tanta perfeição! Me policiando e trabalhando o auto-controle, claro, mas se, por acaso, o pé resolver atolar na jaca novamente, eu vou poder retirá-lo numa boa sem ficar me punindo e sofrendo horrores com isso! 
   Outra coisa que foi discutida na nossa consulta, foi o fato de eu não conseguir (já há alguns anos) sair na rua numa boa, principalmente sozinha e, foi por essa dificuldade minha que a Dra. Moema resolveu me encaminhar para o psiquiatra para possível tratamento com remédios (eu tenho horror a tomar remédios, ainda mais os controlados) e ela deixou em aberto que a opção de consultar ou não o psiquiatra, ficaria a meu critério, mas que ela gostaria que eu fosse, que era pra eu pensar direitinho. E foi o que eu fiz! Desde que saí da consulta venho pensando nessa tal consulta com o psiquiatra e cheguei a decidir que seria ideal mesmo que eu fosse. Mas hoje, ao acordar eu cheguei a mais uma conclusão: "Bom, se a doutora, me encaminhou pelo simples fato de eu não conseguir sair de casa para fazer a tão necessária AF (atividade física) entre outras coisas, então, antes de eu marcar a consulta com o psiquiatra, eu vou tentar mais uma vez recuperar essa segurança (agora realmente empenhada em conseguir) sozinha e aí, se eu não conseguir, eu procuro o psiquiatra!"  e, me dei o prazo de uma semana para tentar mudar essa minha realidade. O meu primeiro pensamento foi: "bom na segunda eu começo o prazo e as AF", mas imediatamente eu repensei "o quê?!! Hoje ainda é quinta sua louca, você já esperou tempo demais e adiou isso tempo demais, tá na hora de você enfrentar seu pior inimigo, você mesma, e dar o primeiro passo para sua mudança! Você vai hoje! Você vai agora!" e, foi o que eu fiz!rs.
      Tomei um banho, coloquei minha legging, uma blusa confortável, meus tênis, meu protetor solar, meu telefone, meu fone de ouvido e fui linda encarar o mundo!
     Hoje eu tinha um exame para fazer aqui pertinho, aqui mesmo no Guara I , exame de hormônio que não estão fazendo no HFA por falta de reagentes, mas que podia ser feito de 07:00 às 16:00 h por ordem de chegada. Eu resolvi, ir logo fazer o exame e aproveitar o ensejo para fazer uma caminhada e depois dar uma passadinha na academia comunitária dos idosos (essas pracinhas com aparelhos de ginásticas que você pode usar gratuitamente), que aqui no Guara I tem um monte! E, foi o que eu fiz! Saí do laboratório e continuei minha caminhada, dei uma parada na praça e enfrentei com garra e coragem aqueles aparelhos estranhos (mas muito divertidos de usar e eficazes!rs). Fiz três série de trinta em cada aparelho, alternando entre um e outro, e vim pra casa me sentindo "A" marombeira e de pazes feita comigo mesma! Pronta para tirar de vez meu pé da jaca" e seguir com mina RA e minha AF sem mais desculpas!!!rs. Deixei de lado até meu pequeno problema contra o sol e caí dentro!rs (sem ficar de mau humor)!

    Hoje foi ótimo e a batalha do dia foi vencida, mas a guerra continua e vou fazer o possível, um dia de cada vez e, tenho a certeza de que eliminarei esse bloqueio e não precisarei de remédio nenhum para voltar a ser feliz comigo mesma! Essa é minha primeira meta, antes da possível cirurgia! E eu vou conseguir!!!
    Eu pretendo seguir a partir de hoje essa rotina de todos os dias acordar bem cedinho e refazer esse mesmo processo (sem a parte do exame!rs) sozinha ou acompanhada! E conforme for acontecendo eu irei contando aqui para vocês, combinado?!rs. Meu marido disse que irá me acompanhar nos exercícios (pois ele também está com uma pequena, mas considerável, "pancinha" para perder. rs). Mas mesmo que ele não vá, o meu desafio será ir sozinha!!!

    Então catitas, se, por acaso, vocês em algum momento, derem uma boa enfiada de "pé na jaca", não sintam vergonha e façam como minha sábia psicóloga indicou: Retirem seus lindos pezinhos da jaca, os limpe com cuidado e voltem para a dieta de onde você parou, sem mais lamentações e siga em frente! Nós somos humanas e a perfeição não existe (tô trabalhando esse mantra diariamente, quem é perfeccionista sabe o quanto isso é difícil), então é só viver um dia de cada vez! E lembre-se: o primeiro passo é assumir, principalmente para você mesma que o pé se atolou na jaca e correr o mais rápido possível, atrás do prejuízo de cabeça erguida e determinação em dia! 

   Você pode até esconder das outras pessoas e da sua nutri as suas deslizadas, mas jamais conseguirá esconder isso de você mesma e principalmente da balança! Esse processo é muito pessoal e TEM que ser muito egoísta, SIM! É hora de se colocar em primeiro lugar e restaurar a sua autoconfiança e amor próprio, pois ninguém, mas, ninguém mais no mundo poderá fazer isso por você, além de você mesma! E, se precisar, eu tô aqui, viu?!!rs


Por hora é só! 

Bejinhus meus...





Facebook: angelicaapimenta@hotmail.com
Twitter: @angelicagastro

8 comentários:

  1. Amei o post!
    É isso ai. Nunca é tarde.
    Antes tarde do que nunca...
    EU também não gosto de exercícios fpisicos, mas resolvi voltar a praticar.
    Antes eu reclamava de ir sozinha, que era chato blá,blá,blá...
    Hoje dou graças a Deus por isr sozinha. Aliás, sozinha não! Com meu Imigo ( meu Iphone). Coloco minha musiquinhas e disparo feito uma doida!
    Hoje eu fiz como você. Usei os aparelhos da terceira idade e adoreeeeei!
    É isso aí.
    O primeiro passo você já deu. reconheceu seu erro. (e publicamente é mais difícil!)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vanessa, os cometários sempre dão um gás a mais, né?!rs. Determinação tem sido o meu nome desde que comecei esse processo. Ando fazendo coisas que há tempos não fazia e o principal e estar voltando a fazer as coisas por mim mesma! Mas, tenho meus deslizes... mas quem disse que seria mole né?!rs. O lance é não desistir! Bjinhus.

      Excluir
  2. É isso ai menina, fico muito feliz por você, por estar se superando e lutando pelo que quer com unhas e dentes.
    É muito bom ter pessoas que estão passando pelo mesmo que a gente e sentir força pra lutar, disso tudo só restaram lembranças e experiencias que no fundo nos tornou quem a gente é hoje e temos que nos orgulhar disso...

    força menina, a recompensa compensara tudo...

    bjo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Angelica, só de reconhcer o que estamos fazendo de errado já é um gde passo nesta caminhada.....
    O problema de jacar é justamente isso né, depois é dificil voltar e qdo nos sentimos culpados é pior ainda pois aí começa um ciclo vicioso, comemos pq estamos triste pq jacamos, ai nos olhamos no espelhos e sentimos pior ainda e comemos mais um pouco e esse ciclo continua se nós não tomarmos coragem e quebra-lo. Vc fez corretissimo quebrou com td isso.
    Estamos numa fase de preparamento pra uma nova vida, que será aquela tão sonhada depois da gastro (e que venha logo) e isso exige comprometimento e disciplina. Estamos engatinhando mas chegaremos lá.
    Bjus e ORGULHOSA DE TU GAROTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lis! Vamos que vamos!!!rs. Com certeza entre trancos e barrancos, deixaremos de engatinhar e começaremos a correr!!! Bjus!

      Excluir
  4. Parabéns pela sua atitude em mudar, é assim mesmo precisamos reavaliar nossos erros e tentar acertar, se errar levantar a cabeça e como vc disse acima retirar o pé da jaca e continuar, o fato de desistirmos no primeiro fracasso nos mantem gordos, tristes e desanimados, o fato de sairmos dos nossos problemas e conseguir solucionarmos nos dá muita força e garra pra continuar... bjs e muita força pra vc...
    www.lupinheirorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comentem Catitas! Adoro saber o que vocês estão achando das postagens! Um beijo!