quinta-feira, 25 de abril de 2013

Segunda sessão de terapia em grupo!

Hello Catitas...



   Ontem foi minha segunda sessão de terapia em grupo do pré bariátrico. A sessão começou com a pesagem da semana e eu fui a "vencedora" da semana, com  a perda de 2.100 gramas! Uau! Se eu continuar nesse ritmo, não farei a cirurgia de redução de estômago!

Tô me sentindo... kkkkkkk


 Assim que termina a pesagem as psicólogas anunciam para todos ouvirem as perdas e ganhos de cada um na semana, o que eu considero bem legal, pois isso nos motiva a perder mais peso e a andar na linha, já que ninguém vai querer ser o único a ganhar peso, né?! Depois do "balanço" da semana, todos os pacientes, têm que contar como foi a sua semana, no que tiveram dificuldades e no tiveram êxito.
   Eu em especial, mencionei a minha "batalha" vencida contra o refrigerante (post anterior a esse) essa semana, mas quando eu contei que me pus a prova, eu levei um baita esporro!rs. E me disseram para não fazer isso! E eu disse a eles que mesmo com essa perda de peso considerável, esse fim de semana eu dei uma boa mergulhada na jaca, mas na segunda já voltei as atividades normais com a RA...
    As psicólogas falaram para nós pararmos de focar tanto no que deu errado e no que ainda não conseguimos fazer, e passar a comemorar cada pequena vitória, pois se focarmos só no que não rolou, nos sentiremos frustrados e teremos mais chances de fracassar no processo de mudanças de hábitos! Eu achei esse ponto de vista interessante, pois sou muito auto-crítica e sempre só olho o que ainda não conquistei e acho que vale a pena começar mudar a partir daí: mudar como eu me relaciono com minhas conquistas e com meus "fracassos". Acho que vale a pena olhar minhas mudanças por um lado menos exigente e comemorar cada coisa que eu já consegui mudar, que diga-se de passagem não foram poucas!rs. Sou uma vitoriosa e vou chegar lá!
   No fim da sessão, elas distribuíram um panfleto com hábitos que a maioria têm e o que deve ser modificado para melhorar esses hábitos. Vou reproduzi-lo aqui para vocês, pois acho que pode ser importante para mais alguém, assim como foi pra mim!rs.

Quadro das diferentes maneiras de pensar:




Características
dos que
fracassam
Pensamento
dos que
fracassam
Pensamentos dos que
são bem sucedidos


Confusão entre fome e vontade de comerEu jantei há apenas meia hora e já estou com fome. Tenho que fazer um lanche.Eu não estou com fome. É apenas vontade de comer. Eu não tenho necessidade de comer estes bolinhos.


Intolerância à fome.Não consigo tolerar a fome.A fome é um pouco desconfortável, mas sou capaz de tolerá-la. Ela vai passar se eu focar minha atenção em outra coisa.


Desejo de se sentir bastante saciado.Se eu comer bastante, ficarei mais satisfeito e não correrei o risco de sentir fome.Não me importo em sentir fome. Prefiro comer menos e ficar magro a comer bastante e engordar.






Decepcionado.Não fará diferença comer um pouco mais.Comer mais faz diferença. Vai fortalecer meu hábito de ceder, o que fará com que eu esteja propenso a ceder novamente.


Comer como estratégia para lidar com as emoções.Estou aborrecido. Se eu comer, vou me sentir melhor. Eu mereço me satisfazer.Se eu comer, terei dois problemas: o que está me preocupando no momento e que eu vou arrumar por ter comido. Em poucos minutos vou me sentir muito mal se eu comer agora.


Desânimo com o ganho de peso.Não acredito que engordei! isso é péssimo. Não consigo emagrecer. É melhor desistir.Bem, engordei um pouco. Nesta semana serei mais cuidadoso.


Foco na injustiça.É tão injusto ver os outros comendo e eu não.Estou tão feliz por ter comido adequadamente e tido autocontrole. Eu prefiro ficar magro.




      A sessão foi bem tranquila e sai de lá me sentindo muito bem!rs. Pena que na quarta-feira que vem não terá sessão, porque é feriado! Mas vou continuar focada e vamos que vamos!rs.

********************************************************************

   Nessa terça-feira eu tinha consulta com o endocrinologista, para mostrar o resultado dos meus exames, mas cheguei atrasada porque o bendito do ônibus quebrou, e não pude ser atendida! O problema é que não tem uma data prevista para a consulta, porque a agenda dele está fechada! Aff!
   Mas aproveitando que eu estava no hospital, peguei os resultados da minha polissonografia e da minha espirometria e por muita sorte consegui marcar uma consulta no mesmo dia com a pneumologista! Mesmo tendo que ficar quatro horas no hospital esperando o horário da consulta!rs.
   Na consulta ela olhou meus exames e começou a preencher minha ficha de liberação para a cirurgia, mas como ainda ficaram faltando alguns resultados e exames, ela a deixou em aberto!
   Meu raio-X do pulmão e minha espirometria estavam ótimos. Mas na minha polissonografia, por causa de um pontinho a mais no diagnóstico de apneia leve, para a moderada, eles resolveram se reunir com uma outra médica para avaliarem se eu terei que fazer a polissonografia com  CPAP e se terei que fazer o uso do respiron! Mas o médico que leu minha polissonografia acha que não vai precisar. Se tiver que fazer, eu farei!rs. Mas sinceramente eu espero que não!rs.

   Saí da consulta com pedido dos seguintes exames:

  • Teste de caminhada de 6 minutos
  • Gasometria arterial
  • Volumes pulmonares
  • PI max.
  • PE max.
     Já saí de lá com todos marcados! O teste de caminhada farei no dia 30/04/13 às 07:30 h. Que segue com as seguintes orientações para fazer o exame:

  1. Ir com tênis ou sapatos confortáveis que não escorreguem;
  2. Ir sem esmaltes nas unhas das mãos.
    E os outros de função pulmonar eu farei no dia 02/05/13 às 08:00 h. Que segue com as seguintes orientações para fazer o exame:

  1. Chegar ao local dez minutos antes para repouso;
  2. Não estar em jejum, fazer uma alimentação leve uma hora antes dos exames;
  3. Não tomar café puro, café com leite, chocolate, bebidas a base de cola e chá nas últimas 6 horas antes dos exames;
  4. Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 6 horas antes dos exames;
  5. Suspender o uso do cigarro duas horas antes dos exames (para os fumantes);
  6. Não usar batom;
Ps* Todas as minhas consultas serão como se eu estivesse me preparando para a cirurgia bariátrica. Por isso, farei todos os exames e seguirei as recomendações, como os outros pacientes que farão a cirurgia. Lá na frente, decido se faço ou não a cirurgia. Mas estou pensando e estudando bastante essa opção, pra mim...

Por hora é só!
Bejinhus meus...




3 comentários:

  1. Angelica essas reuniões em grupo são tão importante, não é msm? Tbem tive varias reuniões assim, ontem era com a psico e a nutri, aprendi muitas coisas nela, creio que realmente saimos de lá muito mais preparada pra enfrentar essa gde mudança q será a cirurgia em nossas vidas. Aqui eu tive duas etapas de reuniões, a segunda totalmente voltada pro pré-cirurgico, demora um pouco até passarmos em todas as fases, porém é necessário e é pro nosso bem. Estou neste processo desde Julho, creio que já esteja no finalzinho. Aqui eles se preocupam muito com o psico do paciente.
    Bjus e simbora
    ( u.u eu postei rsrsrsr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lis! Concordo com vc em número gênero e grau!rs. Também pretendo seguir todas as etapas sem pressa, pois também considero muito importante essa parte! Ter uma boa equipe que realmente se preocupa com nosso bem-estar faz mesmo toda a diferença, não?! Somos sortudas por isso!
      Um beijo!

      Excluir
    2. Ahhhh e PARABÉNS PELOS KGS ELIMINADOS!!! U.U continue assim...:)

      Excluir

Comentem Catitas! Adoro saber o que vocês estão achando das postagens! Um beijo!